Luta Classista

outubro 30, 2008

Presídio “Urso Branco” é centro de torturas

Filed under: 1 — lutaclassista @ 5:02 pm

Localizado em Porto Velho, capital de Rondônia, o presídio José Mário Alves, tristemente conhecido como “Urso Branco”, é uma masmorra medieval, onde são perpetradas torturas e execuções de pobres. É o principal presídio do estado onde são encarcerados camponeses que lutam pela terra. Quando os presos chegam geralmente são encapuzados e levados para o “tampão” (celas minúsculas, sem iluminação e sem ventilação, localizadas no subsolo) e lá são barbaramente torturados.

Mais de 1.600 presos são amontoados no presídio (previsto com capacidade para 400). As celas não têm camas e os presos são obrigados a dormir no chão frio, isso se sobrar espaço. A comida é intragável, azeda e cheia de bichos. Castigam os presos com destruição dos colchões, roupas, alimentos, etc., e os obrigam a ficar dias e dias na quadra, sem roupas, expostos ao sol abrasador.  A polícia agride os familiares que protestam do lado de fora dos muros, e efetua disparos de armas de fogo e lança bombas. São restringidas as visitas aos presos, só uma pessoa uma vez por semana. Mas quem tem dinheiro, tem várias regalias.

Nos últimos cinco anos, cerca de 100 presos foram assassinados no “Urso Branco”. A direção da penitenciária e guardas insuflam brigas entre os detentos. Presos são jogados nas solitárias, nos “tampão”. À noite, policiais espalham o terror: chegam próximos as grades, apontam escopetas calibre 12 e disparam contra as pessoas amontoadas nas celas superlotadas. Muitos presos ficam sem dormir à noite com medo de serem atingidos pelos disparos.

 

O presídio “Urso Branco” foi condenado na Corte Interamericana de Direitos Humanos. É um dos piores e mais desumano presídios do país e modelo de fascismo do estado brasileiro genocida.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: