Luta Classista

outubro 30, 2008

O alcoolismo é uma doença e tem tratamento

Filed under: 1 — lutaclassista @ 2:42 pm

Todos nós certamente conhecemos pelo menos um trabalhador, independente de idade, sexo, etc., que tem sérios problemas com o alcoolismo. Muitos são bons profissionais, pessoas trabalhadoras, com apreço pela família mas que se transformam quando tomam bebidas alcoólicas.

Se não conseguem ficar livres desta dependência, com o passar dos anos freqüentemente passam a ter problemas na família ou no trabalho. Às vezes, perdem a família, perdem o pouco patrimônio que têm. O alcoolismo destrói a vida de muitas pessoas e famílias. É uma doença incurável, citada no código internacional de doenças, mas que tem tratamento simples e bastante eficaz.

A burguesia incentiva o alcoolismo e o uso de drogas. Propagandas na televisão, jornais, etc., exaltam as bebidas e o fumo. Isso porque são negócios altamente lucrativos e porque o álcool e as drogas afastam as pessoas da consciência da raiz dos seus problemas e das lutas sociais.

Interessa aos ricos manter os pobres distantes das lutas contra as desigualdades, a opressão e injustiças há que são submetidos. E o álcool é o principal instrumento para isso. Desde pequenas, as crianças e os jovens são bombardeados por propagandas para beber e fumar. As companhias de bebidas, de cigarros e os grandes atacadistas das drogas são protegidos pelo sistema. A polícia ataca apenas o pequeno traficante, na maioria das vezes se alia a eles e pratica extorsões; mas nunca acaba com o tráfico que cresce cada vez mais.

O alcoolismo é uma doença e não um vício como é tratado usualmente.  Os que têm esta doença sofrem muito com os problemas que causam para si e para seus familiares. De um modo geral, à medida que a doença se agrava, aumenta o consumo e a dependência E se esforçam sozinhos para se livrar da dependência e não conseguem, mais se abatem, se entregam e criam justificativas para si mesmos, para beberem ainda mais. Aí vira um círculo vicioso.

Mas tem tratamento a doença do alcoolismo. Para isso é necessária a decisão do doente de conhecer a sua dificuldade e enfrentá-la.

Somente você poderá determinar, se é um alcoólatra. Se você bebe pelo paladar ou pelo efeito.

Então responda:


Qual foi a contagem?  Respondeu sim quatro vezes ou mais? Em caso positivo, é provável que você tenha um problema sério de bebida, ou poderá tê-lo no futuro.  Então meu amigo, procure enquanto é cedo o A.A. Assuma que você é um alcoólatra. O A.A vai lhe ajudar.

Companheiros trabalhadores relatam que graças o assumimento de sua condição como alcoólatra, ingressaram no A.A, combateram a doença e hoje vivem mais felizes, de bem com a família e com sobriedade. Relatam como é bom viver sóbrio. O lema do A.A. é: “Se você quer beber o problema é seu. Se você quer parar de beber, o problema é nosso.” O caminho apontado é “evitar o primeiro gole”, não se diz: “não vou beber nunca mais”, e sim “não vou beber nestas próximas 24 horas”, e assim dia após dia, com o apoio coletivo na participação das reuniões de grupo. 

 

Entre em contato com o A.A. de sua cidade

 

 

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: