Luta Classista

outubro 30, 2008

ILPS impulsiona lutas populares e antiimperialistas

Filed under: 1 — lutaclassista @ 2:09 pm

3ª Assembléia Internacional da ILPS, em Hong Kong, impulsiona lutas dos povos

3ª Assembléia Internacional da ILPS, em Hong Kong, impulsiona lutas dos povos

A Liga Internacional de Luta dos Povos (ILPS), organização a qual a Liga Operária e outras entidades classistas do Brasil são filiadas, realizou com êxito sua Terceira Assembléia Internacional, nos dias 18, 19 e 20 de junho/2008, em Hong Kong. Com o tema: “Fortalecer a luta dos povos, unir para construir um novo mundo, contra a agressão imperialista, o terrorismo de Estado, saques e a destruição social”, a Assembléia reuniu 265 participantes representando 165 organizações classistas e populares, de trinta países dos cinco continentes.

O militante comunista filipino exilado na Holanda e presidente da ILPS, Professor José Maria Sison, falou à Assembléia por um vídeo via internet por estar impedido de sair do país. Entre outras questões, citou as condições favoráveis para fortalecer a ILPS, os desafios e tarefas urgentes.

Antevendo a atual crise do sistema capitalista, a Declaração Geral da Assembléia ressaltou:

“O USA, que é o coração do sistema, está atormentado por uma grave crise econômica e financeira e está produzindo ondas de destruição econômica e social em todos os países imperialistas, nos chamados mercados emergentes e pior do que nunca nas semicolônias e países dependentes da Ásia, África e América Latina… O pioramento diário das condições de opressão e exploração exige da ILPS a intensificação de seus esforços para mobilizar e organizar os povos…”

Uma nova direção foi eleita, composta por 27 membros regulares.

Os relatos dos participantes mostram que os povos estão lutando por todas as partes do mundo.

Nos próprios países imperialistas da Europa com as greves e grandes rebeliões da juventude proletária. Greves gerais paralisaram a França, Alemanha, etc., com os trabalhadores protestando contra o aumento da jornada de trabalho e corte de direitos. Os motoristas de caminhões também protagonizaram uma grande paralisação da França, Espanha e Portugal, etc. As greves e tomadas de terra nos países da América Latina, da Ásia e África. A luta armada revolucionária de libertação nacional como Iraque, Palestina, Afeganistão, a do ETA na Espanha, PKK na Turquia, a luta armada das Farc na Colômbia e as guerras populares na Índia, Filipinas, Turquia, Peru, etc. No Nepal, o povo vive um dilema após dez anos de guerra popular com que conquistou a liberdade e poder nas regiões liberadas e derrubou a monarquia feudal de 200 anos, sob a liderança do PCN(M). A revolução está na encruzilhada e estancada com a formação do governo de coalizão do PCN(M) com as forças revisionistas e da burguesia compradora pró-indu e pró-ianque. Estas forças da reação estão preparando a contra-ofensiva da contra-revolução.

A intervenção do representante da Frente Democrática Nacional das Filipinas, Luis G. Jalandoni, destacou “os avanços da revolução filipina e da guerra popular dirigida pelo Partido Comunista das Filipinas (PCF).

A despeito da mais intensa repressão desencadeada pelo regime Arroyo (presidente Glória Arroyo) que tem por detrás o USA, as forças revolucionárias continuam consolidando-se e expandindo-se. O NEP – Exército Guerrilheiro Popular – executou mais de 500 ofensivas táticas, de março de 2007 a março de 2008.”

Manolis Arkolakis, Vice Presidente da ILPS, denunciou que “o terrorismo estatal bem como a polícia e a repressão armada tornaram-se as únicas maneiras para vários governantes controlarem o descontentamento popular. Fez uma convocação para a luta contra as bases militares e o imperialismo.

 

Povos da América Latina seguem sendo explorados e oprimidos

pelos governos da falsa esquerda oportunista

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: