Luta Classista

outubro 30, 2008

Cresce o movimento camponês combativo e a aliança operário-camponesa fortalece

Filed under: 1 — lutaclassista @ 5:33 pm

O movimento camponês combativo avança por todo o Brasil.

No estado do Alagoas, na usina canavieira do Catende, os camponeses escravizados há décadas na lavoura de cana-de-açúcar ergueram a bandeira da Liga dos Camponeses Pobres. Se organizam para ocupar todas as terras da usina, decididos a serem donos das terras em que trabalham, não suportam mais serem explorados e assassinados pelo latifúndio.

E assim vem sendo em diversos locais do país, como no Norte e no Triângulo Mineiro, no Pará, em Rondônia e em outros estados. Uma grande massa de camponeses sem terra ou com pouca terra, ocupa os latifúndios, organiza Assembléias do Poder Popular, produz coletivamente e caminha a grandes passos na construção da Revolução Agrária.A aliança operário-camponesa cresce e se aprofunda, mas as dificuldades a superar ainda são grandes. As políticas de financiar e legislar em prol do latifúndio, do “agronegócio”, “aluguel de florestas” e “incentivo a produção de etanol”, favorecem ao crescimento acelerado da concentração de terra. O governo FMI-Lula, à serviço do latifúndio, reprime e criminaliza a justa luta camponesa.

Já são 5 séculos de domínio do latifúndio e o problema da posse da terra só tem se agravado.

O movimento sindical classista, cada vez mais, deve estar fortemente unido ao movimento camponês combativo.  Compreender de forma plena o problema agrário e avançar no caminho da luta classista e combativa.

No seio desta luta forjar uma vanguarda que saiba construir e aplicar um legítimo programa de transformações radicais da sociedade, o Programa Agrário: destruição progressiva do latifúndio com entrega da terra aos camponeses pobres; desenvolvimento passo a passo do poder em cada local; construção do trabalho coletivo e adoção de técnicas e equipamentos modernos.

E avançar com a Revolução Democrática rumo ao socialismo e a sociedade sem classes!

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: