Luta Classista

setembro 19, 2007

Liga Internacional de Luta dos Povos: Cresce a resistência popular em todo o mundo

Filed under: Sem categoria — lutaclassista @ 4:13 pm

 

Iraquianos comemoram mais uma ação vitoriosa da guerrilha contra as tropas invasoras

As massas exploradas e oprimidas no mundo todo lutam e resistem de todas as formas possíveis contra o imperialismo, contra os governos reacionários contra os latifundiários e a semi-feudalidade, contra o colonialismo. Combatem sob as mais duras condições, na maioria das vezes sem uma direção conseqüente, mas combatem.

A luta do povo do Iraque, como principal frente de luta contra o imperialismo é expressão da combatividade e determinação dos povos oprimidos de todo o mundo de lutar sem tréguas contra seus opressores por mais difíceis que sejam as condições. Um povo que, há cinco anos, vive sob o bombardeio e cerco das tropas assassinas ianques, e que dia após dia impõe pesadas derrotas às tropas invasoras. Também o povo do Afeganistão, principal alvo da sanha rapinagem ianque após os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, teve seu país devastado, milhares de pessoas foram assassinadas pelas tropas invasoras. O povo afegão resiste de forma heróica, a guerrilha fustiga e volta a impor derrotas às tropas invasoras que já consideravam o Afeganistão um “problema resolvido”.

Nos pa�ses imperialistas as massas também resistem contra o corte de direitos e contra a guerra imperialista (manifestação na França contra a Lei antipovo do 1º Emprego).

A guerra popular revolucionária avança na Índia, Turquia e Filipinas. Em países como o Peru, Palestina e outros a luta armada popular-revolucionária segue resistindo bravamente. Em todo o Oriente Médio, Ásia, África e América Latina, lutas combativas e rebeliões explodem todos os dias. Nos países imperialistas, as gigantescas massas de proletários nacionais e imigrantes levantam-se com greves e rebeliões contra o corte de direitos, a violência policial e a guerra imperialista. No Nepal, mesmo com a posição capituladora da direção do Partido Comunista, que após 10 anos de heróica e gloriosa Guerra Popular entrou em negociações com os partidos das classes reacionárias, levando ao desarmamento das massas e dissolução do poder popular, as massas populares seguem acreditando em suas próprias forças e esperançosas de que o partido retome as posições para levar a revolução até o fim.

Diante deste quadro de crise geral do sistema imperialista, surgiu a ILPS – International League of People’s Struggle, Liga Internacional de Luta dos Povos. Um movimento antiimperialista internacionalista, composto por várias organizações de massas democráticas e revolucionárias de vários países dos cinco continentes.

Fundada em 2001, a ILPS tem como objetivo construir um movimento internacional a fim de despertar, mobilizar e organizar os povos para lutar contra o imperialismo, pela libertação dos povos em todo o mundo, pelo progresso para os povos e uma paz justa. É fruto da luta das massas que se levantaram contra a dominação imperialista desde o começo do século XX, pela independência, por uma nova e verdadeira democracia.

Protesto de trabalhadores imigrantes da Turquia residentes na Alemanha, organizado pela ILPS - Atik

Desde a sua fundação a ILPS se destaca como uma das organizações mais resolutas e mais militantes contra o imperialismo e a reação. A Liga Operária, que participou e assistiu a 1ª Assembléia Internacional de fundação da ILPS, logo em seguida filiou-se a esta organização, e a partir de então, tem sustentado no Brasil, junto de outras organizações de luta, a bandeira da Liga Internacional de Luta dos Povos.

Através da luta e organização da ILPS, conhecemos e estreitamos nossos laços de companheirismo com movimentos de luta em vários países. Participamos dos 1º e 2º Congressos na Holanda, do congresso da DDSB – Movimento Democrático Sindical Classista da Turquia. Lutamos ombro a ombro com os companheiros dos diversos países para fortalecermos o internacionalismo proletário e desenvolvermos a luta de resistência dos povos em todo o mundo, particularmente na América Latina.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: