Luta Classista

setembro 19, 2007

Companheiro Luíz Vergatti: PRESENTE!

Filed under: Sem categoria — lutaclassista @ 4:12 pm

O Luta Classista em seu primeiro número não poderia deixar de registrar as contribuições do companheiro Vergatti para restabelecimento do movimento classista.

pag-18-a.jpg

O Companheiro VERGATTI participou ativamente do 3º Congresso da Liga Operária.

Transbordando vigor e otimismo revolucionário, participou de todos os debates e muito contribuiu com sua vasta experiência. Neste último período, estava muito empenhado na construção do núcleo da Liga Operária em São Paulo. Era incansável no trabalho e animava a todos na luta.

O Companheiro LUIZ VERGATTI, repassando sua experiência de luta, destacou no 3º Congresso da Liga:

“É necessário estudo e luta, paciência e dedicação. Resistimos à cadeia e à tortura. Eu me encontrava preso durante a barbaridade que cometeram contra os companheiros da Lapa [refere-se à queda do comitê central do Partido, em 1976, conhecido como “Massacre da Lapa”]. É necessário compreender o marxismo, e muitos que capitularam e traíram a luta após a Lapa jamais o entenderam inteiramente.”

“O que devemos ter sempre em mente é que o nosso objetivo é o de conquistar poder político. As massas oprimidas irão sofrer enquanto existir o latifúndio, o imperialismo e a burguesia. Não basta destruir o latifúndio, é necessário educar as massas da necessidade do poder. Afora isto, companheiros, só restam ilusões”.

Nascido em 9 de outubro de 1931, foi um destacado militante comunista. Integrou a direção central do PCdoB – Partido Comunista do Brasil, desde o processo de reconstrução de 1962 – quando houve a ruptura com o rebatizado Partido Comunista Brasileiro, revisionista kruschevista.

Durante o regime militar fascista, resistiu bravamente à prisão e às torturas, reafirmando sua condição de revolucionário. Com a predominância do oportunismo no PCdoB, rompe com essa organização e continua atuando no movimento operário. Militou ativamente em organizações classistas em São Paulo ao longo dos últimos anos.

Na noite do dia 2 de Julho de 2006, faleceu em São Paulo o Companheiro LUIZ VERGATTI, aos 74 anos de idade. Com a morte do companheiro LUIZ VERGATTI o povo brasileiro perde um de seus mais valorosos filhos.

Rendemos ao companheiro Luiz Vergatti a mais comovida homenagem, reafirmando que lutaremos com a mesma dedicação e firmeza pela concretização de seus ideais!

Companheiro Vergatti na 1ª fase do 3º Congresso da Liga Operária no dia 15 de novembro de 2005

Saudações combatentes ao grande companheiro Luíz Vergatti!

Anúncios

1 Comentário »

  1. esse senhoor fara muita falta a todos nós….
    sinto muito saudade vô

    Comentário por Jéssica Vergatti — janeiro 17, 2008 @ 8:56 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: